Na manhã desta quarta-feira (05), o SINDPERS realizou a Assembleia Geral Ordinária de previsão orçamentária, onde também foram debatidos temas essenciais para a categoria, como a nova comissão sobre as remoções e o andamento das discussões do plano de carreira. Também foram abordadas questões relacionadas ao ambiente de trabalho e a necessidade de formalização das demandas da categoria para garantir encaminhamentos efetivos por parte do sindicato.
O encontro iniciou com a apresentação da previsão orçamentária para 2025, conforme estabelece o art. 18 do estatuto do sindicato. O diretor financeiro Diego Meira apresentou o documento aos presentes, informando que a previsão é projetada a partir dos gastos e receitas dos últimos 12 meses, considerando-se a possível conquista da marca de 400 filiados até o final do ano. Atualmente, o sindicato conta com 302 filiados. Dentre os gastos esperados estão: assessorias, aluguel, rotas, campanhas, brindes, entre outros, totalizando R$ 211.120,00. O documento completo está disponível para consulta aqui.
Outro tema abordado foi a formação da comissão para a construção do novo sistema de remoções, da qual o SINDPERS fará parte. O objetivo é garantir um sistema de remoções mais ágil e transparente, beneficiando tanto os servidores quanto a instituição. Durante a assembleia, os participantes utilizaram o chat para enviar sugestões, sendo solicitado que as propostas sejam encaminhadas ao e-mail do sindicato (sindpers@gmail.com) para serem estudadas e pautados nas reuniões da comissão.
Na sequência, foi discutida a questão do plano de carreira, com uma breve explanação sobre a situação atual dos Sindicatos de Servidores do Judiciário (Sindjus) e demais entidades. O coordenador-geral Anderson Kegler destacou que há um compromisso da Administração da Defensoria Pública para o envio de uma revisão do plano de carreira ainda este ano e que o sindicato participará ativamente da discussão sobre o tema.
A assembleia também contou com a presença da coordenadora de Assuntos Políticos do sindicato, Valquíria Bispo Zorzanello, que ressaltou a importância de os colegas formalizarem através do e-mail do sindicato as questões que envolvam conflitos de relação entre servidores e estagiários ou defensores. Valquíria destacou que é necessário que o e-mail contenha o local, o nome dos envolvidos e a descrição clara da situação. Essa formalização é essencial para que o sindicato possa levar os fatos ao conhecimento da Administração e/ou Corregedoria para que se encontre uma solução para o conflito.
Em breve, o sindicato realizará uma nova Assembleia Geral Ordinária para a prestação de contas da gestão iniciada em 2023.